quarta-feira, 4 de junho de 2014

Alepo, Síria – desde 5000 a.C.

Voltando a falar sobre as Cidades Antigas, vamos falar agora sobre Alepo, localizada na Síria.

Alepo é a cidade mais populosa da Síria, possui mais de 5,1 milhões de habitantes. 


A pesquisa arqueológica na região é dificultada não apenas pelo atual isolamento do país, mas também porque boa parte dos modernos edifícios de seu centro foi construída sobre os antigos assentamentos. Mas os poucos registros comprovados datam as primeiras aglomerações em mais de 5000 a.C.
Documentos e registros históricos, porém, afirmam que Alepo era o principal entroncamento entre as rotas que ligavam a Europa à China, à Mesopotâmia e, por terra, ao Egito. Atividades comerciais e religiosas fizeram da cidade um dos centros urbanos mais cosmopolitas da Idade Antiga.

Durante sua história, Aleppo sofreu ocupações de diferentes povos: assírios, gregos, persas, hititas, bizantinos, árabes, mongóis e otomanos. Saladino, então sultão do Egito, também conquistou o território, em 1183. Hoje, com a guerra civil na Síria, a cidade tem sido alvo de constantes ataques. A crise se instalou no país em 2011, quando começaram protestos contra o governo do ditador Bashar al-Assad. Confesso que foi até difícil encontrar fotos da cidade em si, dos monumentos, pois a maioria são da destruição da guerra.
Imagens da destruição por causa da guerra em Alepo nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário